Inúmeras vezes escuto comentários ou sou perguntado sobre a questão de custo e valor do CR Campeiro
Para muitas pessoas, elas tem o entendimento simplificado de que estas palavras são sinônimos e que portanto significam a mesma coisa. o que custa pouco consequentemente vale pouco, ou o que custa muito tem o seu valor alto. E neste conceito não há espaço para que aquilo que custar pouco valer muito, ou então aquilo que for dado de graça não terá valor algum ou reconhecimento de importânciaO real significado de cada uma dessas palavras é:
- Valor: o que uma coisa vale; preço; importância; qualidade inerente a um bem ou serviço que traduz o seu grau de utilidade; qualidade daquele ou daquilo que tem força; valia; estimação; valentia; coragem; mérito; préstimo;
- Custo: importância por que se adquiriu uma coisa; valor em dinheiro; despesa;
Assim custo é o que se paga em dinheiro para se ter alguma coisa ou usufruir de determinado serviço ou benefício. O custo será zero quando isso for de graça.
Mas na definição de valor, vemos que alem do preço de um objeto outros elementos são associados e que estão na dependência da percepção que a pessoa tem sobre esse objeto e sua utilização e importância que isto tem para si.
Resumindo na forma interrogativa:
- O Campeiro custa pouco em comparação a outros softwares então ele é de valor inferior a estes?
- Se aumentarmos o valor do Campeiro ao nível deles estaremos também aumentando a importância do programa?
- Se resolvermos disponibilizar o Campeiro de forma gratuíta para todos, nós estaremos tornando o programa insignificante?
Então parafraseando Shakespeare:
Ser ou não ser, eis a questão
Nenhum comentário:
Postar um comentário